O Policiamento Comunitário ou de Proximidade é um tipo de policiamento ostensivo que emprega efetivos e estratégias de aproximação, ação de presença, permanência, envolvimento com as questões locais, comprometimento com o local de trabalho e relações com as comunidades, objetivando a garantia da lei, o exercício da função essencial à justiça e a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do do patrimônio. A Confiança Mútua é o elo entre cidadão e policial, entre a comunidade e a força policial, entre a população e o Estado.

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

NÚCLEO DE POLICIAMENTO COMUNITÁRIO E INTEGRAÇÃO POLICIAL

ZERO HORA 12 de setembro de 2012 | N° 17190

COMBATE AO CRIME. Reforço na segurança em Canoas


Brigada Militar, Polícia Civil e Secretaria de Segurança Pública e Cidadania de Canoas anunciaram ontem reforços no combate à criminalidade no município. O trabalho integrado contempla criação de novas delegacias, nomeação de agentes e implantação do Núcleo de Policiamento Comunitário.

Conforme o delegado Guilherme Pacífico, titular da 2ª Delegacia de Polícia Regional Metropolitana, serão estruturadas duas novas delegacias na cidade: de homicídios e da criança e do adolescente:

– Elas devem entrar em funcionamento em outubro, com agentes experientes trabalhando ao lado de novos.

Comandante do 15º Batalhão de Polícia Militar (BPM), o tenente-coronel Mário Ikeda destaca que a BM contará com 90 novos soldados, que em abril concluirão a etapa de formação. Ikeda destaca, também, que neste ano será implantado o Núcleo de Policiamento Comunitário – a estrutura consiste em 10 equipes de uma viatura e três PMs cada, que atuarão no mesmo bairro onde moram, buscando maior contato com a população.

– Hoje, atendemos mais ocorrências do que interagimos com a comunidade – diz o comandante.

O Núcleo de Policiamento Comunitário funcionará em parceria com a prefeitura. A administração municipal fornecerá uma bolsa-formação de R$ 600 para os policiais. Para delimitar as microrregiões, serão aproveitadas divisões do Orçamento Participativo.

– Queremos retomar o vínculo policial com a região. Nosso trabalho também visa à Copa de 2014 – ressalta o secretário-adjunto de Segurança Pública e Cidadania de Canoas, Túlio Moreira.

Nenhum comentário: