O Policiamento Comunitário ou de Proximidade é um tipo de policiamento ostensivo que emprega efetivos e estratégias de aproximação, ação de presença, permanência, envolvimento com as questões locais, comprometimento com o local de trabalho e relações com as comunidades, objetivando a garantia da lei, o exercício da função essencial à justiça e a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do do patrimônio. A Confiança Mútua é o elo entre cidadão e policial, entre a comunidade e a força policial, entre a população e o Estado.

domingo, 9 de setembro de 2012

CURSO SENASP DE POLICIAMENTO COMUNITÁRIO ESCOLAR

MINISTÉRIO DA JUSTIÇA, SENASP - CURSO EAD


45. Policiamento Comunitário Escolar - PCE

Modalidade: Curso a distância
Carga horária: 60 horas

Apresentação - Este curso tem por finalidade contribuir para que a promoção de uma cultura de segurança, bem-estar e paz, se constitua como uma estratégia prioritária nas escolas, por meio de ações inerentes ao policiamento comunitário escolar. Por isso, julgamos ser de extrema importância para a formação dos profissionais que atuam na área de segurança pública. Contém os procedimentos a serem adotados pelos principais órgãos governamentais que compõem o sistema de proteção das escolas, bem como a tipificação de crimes, contravenções e atos infracionais que possam ocorrer no ambiente escolar.

Público de Interesse - O curso se destina aos profissionais da área de segurança pública e aos profissionais administrativos que atuam nessas instituições.

Requisitos - Este curso não exige que tenham sido realizados cursos anteriores na REDE EAD.

Recomendações - Recomenda-se que você tenha disponibilidade de 5 a 7 horas por semana para leitura dos módulos e materiais complementares, pesquisas, realização de exercícios e interação com tutor e demais estudantes.

Conteúdo Programático

Módulo 1 – O Ambiente Escolar
Módulo 2 - Características do Policiamento nas Escolas
Módulo 3 - Composição e Competências dos Órgãos do Sistema de Segurança Escolar
Módulo 4 - Eventos que influenciam na Segurança do Ambiente Escolar
Módulo 5 - Atribuições das Escolas e dos Órgãos de Segurança nas Ações de enfrentamento da Violência no Ambiente Escolar

Referências Bibliográficas

ABRAMOVAY, M. e RUA, M. das G. Violências nas Escolas. Brasília: Unesco,2002.
GOMES, C. Dos Valores Proclamados aos Valores Vividos. Brasília: UNESCO, 2001.
LAZZARINI, Álvaro. Estudos de Direito Administrativo. 2ª Ed. – SP: Ed Revista dos Tribunais, 1999. São Paulo. Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Manual de proteção escolar e promoção da cidadania, 2009
DISTRITO FEDERAL. Secretaria de Estado de Educação. Regimento Es¬colar das Instituições Educacionais da Rede Pública de Ensino do Distrito Federal. Brasília: Subsecretaria de Educação Pública, 2006.

FONTE: http://portal.mj.gov.br/data/Pages/MJE9CFF814ITEMIDE56556EEF7C446938DEA49DCBB154FA7PTBRIE.htm


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