O Policiamento Comunitário ou de Proximidade é um tipo de policiamento ostensivo que emprega efetivos e estratégias de aproximação, ação de presença, permanência, envolvimento com as questões locais, comprometimento com o local de trabalho e relações com as comunidades, objetivando a garantia da lei, o exercício da função essencial à justiça e a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do do patrimônio. A Confiança Mútua é o elo entre cidadão e policial, entre a comunidade e a força policial, entre a população e o Estado.

domingo, 9 de setembro de 2012

CURSO SENASP DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO SITUACIONAL

MINISTÉRIO DA JUSTIÇA - SENASP - CURSO EAD

43. Planejamento Estratégico - PES

Modalidade: Curso a Distância
Carga Horária: 60 horas

Apresentação - O curso visa gerar oportunidade de reflexão sobre temas como: a qualificação profissional, o estudo epidemiológico da violência e do crime, a reestruturação organizacional e infra-estrutural e a priorização do pensamento estratégico. O objetivo é a familiarização com as metodologias apresentadas para que você tenha melhores condições de colaborar com o planejamento estratégico de sua organização.

Público de Interesse - O curso se destina aos profissionais da área de segurança pública e aos profissionais administrativos que atuam nessas instituições.

Requisitos - Este curso não exige que tenham sido realizados cursos anteriores na REDE EAD.

Recomendações - Recomenda-se que você tenha disponibilidade de 5 a 7 horas por semana para leitura dos módulos e materiais complementares, pesquisas, realização de exercícios e interação com tutor e demais estudantes.

Conteúdo Programático

Módulo 1 - Evolução Histórica e Fundamentação Teórica do Planejamento
Módulo 2 - Metodologias de Diagnóstico Prévio ao Planejamento
Módulo 3 - Desenvolvimento do Planejamento Estratégico
Módulo 4 - Sistemas de Planejamento Estratégico

Referência Bibliográfica

CERTO, Samuel, Administração Estratégica: planejamento e implantação da estratégia. 2ª Ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005.
CHIAVENATO, Idalberto. Planejamento estratégico: fundamentos e aplicações. 10ª Reimpressão. Rio de janeiro: Elsevier, 2003.
_________________. Administração nos novos tempos. 2ª ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.
COLLINS James C. & PORRAS, Jerry I. Construindo a Visão da Empresa. In Revista eletrônica HSM Management n° 7, março/abril de 1998. FISCHMANN, Adalberto A. & ALMEIDA, Martinho R. Planejamento Estratégico na Prática. São Paulo: Atlas, 1991.



COMENTÁRIO DO BENGOCHEA - Recomendo este curso a todo gestor de policiamento comunitário, já que o sucesso da aplicação desta filosofia depende do pleno conhecimento dos pontos fracos e fortes do departamento que comanda e das ameaças e oportunidades que podem surgir no espaço de responsabilidade territorial. É um diagnóstico para identificar o cenário e os problemas e conhecer a sí próprio para enfrentar estes problemas. É uma anamnese que um médico faz para tratar um paciente, buscando ouvir pessoalmente o problema, pesquisar a doença através de exames técnicos e adotar o remédio adequado. Após o procedimento, deixa passar um tempo para fazer o feedback para reavaliar o problema e o sucesso ou não do tratamento.  Muitas vezes se aplica o policiamento comunitário sem conhecer o ambiente e nem o potencial dos policiais que irão liderar e executar a prestação de serviço.
Recomendo a leitura do meu livro "Ordem e Liberdade" que trata sobre causas e efeitos da insegurança pública.

Nenhum comentário: